Sunday, March 6, 2011

Egito: A Força e Influência da Coragem!

Egito: A Força e Influência da Coragem!

Publicado por Pr. Dr. Berndt Wolter Não comentado
Estamos em plena parceria com o campo do Egito desde de 2009 quando trouxemos uma aluna do Egito para ser formada pelo UNASP-ec. Em Setembro de 2010 o NUMCI trouxe o Pr Llew para vir ao Brasil e ver a obra por aqui. Formalizamos nessa oportunidade uma parceria contendo 14 ítens de ajuda do Brasil para a Obra no Egito. Igrejas locais, associações e instituições foram afirmativas na ajuda à igreja no Egito.
Essa semana tive uma entrevita interessante com o Pr Llewelyn R. Edwards, presidente da Associação das Igrejas Adventistas no Egito, pelo Skype:
Wolter – Olá Llew! Como vão as coisas por aí?
Llew – A coisa está acalmando. Fui para o sul do Egito para visitar algumas igrejas. Eu estava bem, mas alguns irmãos acharam que eu não deveria estar viajando ainda. De fato há pouca polícia na rua e algumas coisas ruins de fato estão acontecendo, mas a maioria das pessoas são pessoas boas. Eu pensei comigo, eu tenho um enorme de um anjo da guarda e não vai haver problemas para um cara velho e baixinho como eu.
Wolter – Estamos orando muito por você, sua esposa e a situação da igreja no Egito. A inquietude deve estar afetando tudo por aí, não está?
Llew – Como eu disse, as coisas estão acalmando, mas as orações de vocês são bem-vindas. Todos os cristãos estão orando por liberdade de verdade. Estamos confiantes que Deus está agindo de Sua maneira ivisível…
Wolter – Estamos orando por liberdade religiosa nesse país.
Llew – Liberdade religiosa de fato e imediatamente, provavelmente levantaria protestos e ataques de extremistas dentro do mundo árabe, mas o processo está iniciando.
Wolter – Você acha que a cortina de areia está caindo, como outrora a cortina de ferro caiu?
Llew – Estamos orando para que a cortina caia… Vai ser um tempo interessante viver aqui se a cortina cair de fato. Sinto que muitos egípcios desejam isso do fundo do coração, a julgar pelas conversas que tenho com cristãos e muçulmanos individualmente. Nós vamos ficar orando e esperando as maravilhas de Deus.
Wolter – Eu estou aqui desafiando as pessoas: “e se realmente a cortina de areia cair, como temos orado há décadas, o que vai acontecer? Estaremos prontos para ir enfrentar as lutas e dificuldades, ou iremos ficar em nossa zona de conforto?…”
(contei um pouco de minha família e como meu filho mais novo foi aprender francês para servir melhor no campo missionário)
Llew – nossos filhos malucos… Prontos para conquistar o mundo…
(creio que essa geração que está chegando por aí – a geração que chamamos de geração Y – aparentemente desinteressada, mas louca por experiências verdadeiras e genuínas, pode ser… pode ser que essa geração tenha a coragem de terminar… !!! ???
Llew – Berndt, deixe eu consultar você sobre uma coisa:  Quando os conflitos começaram por aqui, as organizações superiores deram ordem para que todos os obreiros Inter-Divisão (IDE) e os estudantes missionários (SM) retornassem ao seu país. A lista não incluía o meu nome (esqueceram de mim)… Eu obedeci e mandei todo mundo embora. Pelo fato de eu ter ficado, cada igreja adventista que eu vou, ou cada muçulmano com quem falo na rua me considera um herói. Aplauso e mais aplauso pela minha “coragem”, como se eu fosse o único corajoso por que eu fiquei. Minha credibilidade cresceu explosivamente diante dos irmãos. Os que se foram, são vistos como os estrangeiros (ocidentais) que se mandam tão logo a coisa fique desconfortável, deixando a bomba na mão dos nativos. Minha preocupação é que nessa operação, ninguém se preocupou em avaliar o que seria melhor para a obra por aqui, apenas o que foi melhor para a segurança dos “ocidentais”.
Wolter – ihhhhh! Preocupante…
Llew – A igreja anglicana não mandou ninguém para casa…
Wolter – posso imaginar como os egípcios se sentem com isso.
Llew – A prioridade da igreja Anglicana foi a missão, não a segurança pessoal! Parece que tem alguma coisa errada com as nossas prioridades…
Wolter – Da perspectiva bíblica eles estavam certos e nós erramos. Quando vejo Paulo…
Llew – Por favor fale disso por onde você andar.
Wolter – Com certeza, pode deixar que eu vou falar.
Llew – Obrigado!
Wolter – O que podemos fazer por vocês nesse momento? Meu sentimento é que deveríamos mandar os voluntários de qualquer maneira.
Llew – Eu não sei o que o futuro reserva para nós aqui nessa parte do mundo. O novo chefe de polícia nacional foi nomeado e parece que foi do agrado do povo… minha esperança que estejamos rapidamente indo na direção de uma sociedade mais estável. Aguarde até meados ou fim de março…
O que você achou disso? Creio que pessoas como o Llew, mesmo que por meio de coragem involuntária mostram o poder da coragem e a influência positiva em favor do evangelho.
E se a coragem e sacrifício for solicitado de você um dia? Está você disponível ao chamado de Deus? Ou será daqueles que buscam a segurança como primeira opção ao invés dos interesses do reino de Deus?

No comments:

Post a Comment